Avançar para o conteúdo principal

Advogado do Diabo


Penso que para se conseguir ser um bom advogado de defesa do diabo se deve dominar toda a teoria da mentira. Para além de conseguir desenvolver uma boa história é necessário acreditar nela como quem acredita que o sol é redondo. O advogado do diabo depara-se frequentemente com o recurso necessário à mentira piedosa. E é aqui que entra o verdadeiro lado maléfico da mente. Quando a sua tábua de valores está tão alterada que ele próprio acha normal as piores barbaridades. Conviver com a traição e a ocultação de factos requer uma capacidade de nos abstrairmos do real valor da acção que, neste caso, o diabo comete. Percebemos que o confronto com a realidade é demasiado mau e aceitamos a ocultação como o melhor caminho. Isto funciona como um buraco negro, vai sugando a verdade e mantendo a escuridão. O que nos leva a uma pergunta natural: o que acontece quando o buraco negro já sugou tudo o que tinha para sugar? Há quem diga que explode… Mas também pode funcionar como uma passagem entre dois mundos. O do bem e da honestidade e o outro do mal e da mentira. Quando te sentes a ser sugado por algum dos dois… Já foste, morres aos 27.
 De qualquer das maneiras o batom vermelho acompanha a vida deste senhor. Acho que o vermelho não afecta os touros mas sim os homens a caminho do buraco. Esse vermelho tão propício a atrair até o mais forte dos mortais. Talvez por transmitir sentimentos quentes e húmidos, ou simplesmente por marcar o sorriso das mulheres de uma maneira inexplicável. O advogado de defesa reitera que o vermelho devia ser uma cor sagrada e que as mulheres que casarem com um vestido vermelho, e não branco, devem ter direito a uma vida regalada com lúcifer, com vista directa para os campos de desejo carnal. Sempre ao som desses deuses da música que atingiram o centro do buraco negro com grande estrondo.

Uma vida de desejos que, de tantas vezes serem satisfeitos, tornaram a noiva do vestido vermelho num ser disforme, feito para o desejo. Os extremos têm destas coisas, nos seus limites a facilidade confunde-se com o horripilante e ficamos com a impressão de que, se a viajem não tivesse sido tão alucinante e descuidada nada faria sentido. O caminho até à destruição é tão importante como aquele que leva à felicidade. Por isso come, bebe, fode, fuma e fica acordado dia após dia. Não esperes o final, pois ele espera ao virar da esquina.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Aberto

Cuidadoso, Lento. Levando o céu cescendo na areia multiplicando raízes. Moldas-te, cresces, divulgas e reparas. Vens e Vais com o mar e eu, planeio-te como às marés. Vens e molhas-me, Vais e deixas-me fresco, imóvel, preparado a ser moldado perfeito para recordar e de novo ser fixado. Sem nunca me deixar ficar de ficar para que me molhes de novo, que vás, de novo e assim me mantenhas novo. Novo e pronto a envelhecer, permitindo novos sais e curvas, para que as antigas ganhem o descanso merecido. Só assim cresces, Só assim permaneces, Sem nunca ser esquecido.

Eco vs Ego

Se um dia me procurares vê bem por baixo da rocha. Espreita em todas as pontes e sítios escuros que te lembrares. Busca e pergunta qual é o caminho por onde andam os sonhadores. Corre atrás dos campos estrelados e perde-te nos escombros daqueles prédios que se esqueceram de construir. Sobe os escadarios sem corrimão, confia só nas tuas pernas , pois mesmo as paredes se desfazem se lhes tocas. Se subires  até ao topo, escreve-me uma carta e deixa-a lá. Encostada entre os ninhos de cegonhas as antenas parabólicas. Prometo que nunca a hei de ler, pois se acreditas mesmo no que fomos, sabes que agora sou luz e passei a ser aquilo que sonhava.